domingo, 13 de março de 2011

Nossa realidade...

O Brasil desde a sua colonização traz na sua história, a história da alimentação. A cozinha brasileira tem um cardápio muito mais rico e variado. Tem comida e tradições indígenas, africanas, portuguesas, alemãs, polonesas, espanholas, japonesas, libanesas e muitas outras. E assim, cada região do país tem uma comida que faz parte da identidade daquele lugar, que dá saudade quando está longe, como por exemplo o angu, o mingau de milho, o mingau de banana da terra, peixe frito assado, munguzá ou canjica, Baião de dois, arroz e feijão, abóbora ou jerimum, açaí, buriti, laranja, maça, jaca, arroz doce, rapadura, pé-de-moleque e muito mais.
Hoje muitos desses alimentos são tradicionais e aqueles plantados em roças, nos quintais ou simplesmente estavam no nosso caminho para casa ou trabalho, estão desaparecendo.
  • Há uma riqueza de frutas, verduras e grãos que estão sendo esquecidos e substituídos por pacotes de supermecado. Os pacotes são instantâneos. E na rapidez não saberíamos a história das receitas da nossa família e também não cabem muitos nutrientes. Empobrecemos a nossa cultura e a nossa saúde. A diversidade diminui e a monotonia aumenta. A vida do nosso corpo, do nosso espírito e da nossa cultura só tem saúde e enriquecemos quando temos variedades. Quando isso não é possível adoecemos.
  • No Brasil há ainda casos de desnutrição e cresce o número de pessoas obesas, com diabetes e hipertensão. Isso tem relação com essas mudanças no nosso hábito alimentar; as pesquisas mostram que os brasileiros vêm diminuindo o consume de arroz e feijão, de verduras, hortaliças e frutas. E o consumo de açúcar, gordura saturada (que tem na margarina, óleo  frito, biscoitos e sorvete) e refrigerantes tem aumentado. 
  •  E por que nosso hábito alimentar tem mudado?                                                                                  Antigamente havia mais pessoas na área rural e elas plantavam e produziam alimentos diferentes.           O Brasil é o país que possui a maior biodiversidade do planeta, com aproximadamente 20% de todos os organismos vivos do mundo. No entanto, esse mesmomundo está muito preocupado, pois o ritmo de perda dessa biodiversidade é acelerado. E entre as causas esta o uso inadequado do solo e a poluição por agroquímicos.                                                                                                                  A mudança é parte de nossa vida e não podemos nega-la. o que temos que exercitar é a escolha entre o que coopera com a vida e não aceitar o que explora a vida.                                                                                                                                                                                                                         
  • Composto alimentar:
  • Sementes:
gergelim
Girassol
Castanha
Amendoim (opcional)
SEmente de abóbora (opcional)
Semente de melão (opcional)
Semente de melancia (opcional)
Soja
Linhaça
Maracujá
  • Farelos:
Germes de trigo
Fibra de trigo
Aveia-farelo
Linhaça
Soja, farinha e leite extrato
Fubá de milho branca
Levedo                                                                             

2 comentários: